-
Arquitetos: Taller Estilo Arquitectura
- Área: 330 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tamara Uribe
-
Fabricantes: American Standard, Cemex, Comex, Mosaicos La Peninsular, Sika, Tecnolite
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto busca a conexão da arquitetura com o mundo natural, uma conexão onde o edifício abraça a paisagem e vice-versa, uma conexão onde a arquitetura se submete ao ambiente natural e este é entrelaçado em uma retícula que gera espaços abertos e fechados e permite que a vegetação existente permaneça, se integre e se torne uma parte primordial da nova construção.
Uma residência longe da cidade e projetada para uma família que deseja ter um espaço para fugir do agito da vida urbana para a tranquilidade de viver em paz em uma comunidade rural situada a 20 minutos da cidade de Mérida.
Implantado em um vasto terreno de 15.000,00 m2 o projeto está inscrito em uma área de 610 m2 delimitada por uma plataforma que se eleva a 90 centímetros do terreno natural e define a área de intervenção da arquitetura, criando um universo próprio, diferenciado do contexto com um conjunto de paredes que contemplam a vegetação existente e ao mesmo tempo criam janelas para enquadrar a beleza natural de seu entorno.
Os 3 volumes, feitos a partir de uma trama de vigas de concreto feita em obra, repousam sobre esta plataforma, gerando um pátio central que os conecta e dá origem ao ambiente doméstico onde coexistem a vegetação pré-existente e a retícula geradora do projeto. É aqui que a vida ao ar livre dos habitantes ocorre em uma atmosfera única, seja relaxando junto à piscina, desfrutando da floresta artificial e natural onde eles podem pendurar suas redes ou simplesmente escutar o som natural dos pássaros e os galhos das árvores, ou o som da fonte localizada no pátio central.
O programa arquitetônico contempla em um único pavimento a área privada no volume leste com 3 dormitórios e uma sala de costura, enquanto o volume norte abriga a área comum com o hall de entrada, salas de estar de jantar, ligadas ao volume oeste com a cozinha, terraço, bar e áreas de serviço.
A paleta de materiais, composta de pedra local, revestimento de cimento polido e pisos feitos à mão, procura aproveitar ao máximo os recursos existentes e locais, complementados, é claro, por grandes janelas de alumínio e vidro que transformam os espaços completamente fechados em espaços integrados com o ambiente. Com algumas exceções, foram utilizados materiais mais duros, como no caso dos banheiros e bancadas de cozinha, onde são utilizados mármore e granito.
A Casa Reticular é uma casa de campo que oferece a seus habitantes um espaço que integra a vegetação existente e a arquitetura contemporânea, respeitando o contexto e suas tradições, mas ao mesmo tempo é inovadora e indica claramente que a arquitetura e a natureza podem coexistir sem impor uma sobre a outra.